Tratamento para Queda de Cabelos

A queixa de queda de cabelos é uma das mais frequentes no consultório dermatológico. A causa mais comum é o eflúvio telógeno que pode ser diagnosticado com uma boa anamnese e exame físico específico.

Causas da queda de cabelos

​As causas de queda de cabelos são inúmeras uma vez que os cabelos sofrem a influencia de vários fatores sendo o fator hormonal e o nutricional os mais importantes. Muitas vezes ao examinar os fios percebemos quebra dos fios induzida por procedimentos capilares em especial os relaxamentos e a descoloração.

Tratamento para queda de cabelos

O tratamento da queda de cabelos é programado de acordo com as causas envolvidas e envolve medicação oral, tópica ou mesmo injetável. Em alguns casos o uso de LED pode auxiliar no tratamento.

Fases

Temos em média 100.000 fios de cabelo. Esse número é significativo e tão significativo quanto o que os cabelos representam.

​Todos os dias perdemos fios de cabelo, essa queda normal e esperada corresponde em média 100 a 200 fios por dia. Esse número varia muito entre os indivíduos e também em um mesmo individuo em fases diferentes da vida. Os fios crescem cerca de 1mm por dia, o que também pode variar. Um mesmo fio cresce por 2 a 6 anos, essa é a chamada fase anágena de crescimento do pêlo, estaciona seu crescimento por cerca de 20 dias que corresponde a fase catágena e a seguir entra na fase telógena que é quando o fio se desprende. Nesse momento um novo fio está pronto para tomar o lugar do antigo.

É importante entender que em um determinado momento se analisarmos um pedacinho do couro cabeludo teremos fios em varias fases. Normalmente entre 85 e 90% dos fios estão em fase anágena, 10 a 15% em fase telógena e menos de 1% em fase catágena.

Tratamento do Melasma

Existem várias opções para o tratamento do melasma e a programação deve ser individualizada. Mais comumente associamos protetores solares, anti oxidantes, ácidos, clareadores e hidratantes. A associação de medicações orais tem sido cada vez mais frequente de acordo com as evidências cientificas mais recentes. Procedimentos como peelings quimicos, microagulhamento, intradermoterapia e lasers também são realizados.

​Os objetivos do tratamento do melasma incluem prevenção ou redução da intensidade da recorrência, redução da área afetada, melhora do aspecto cosmético e clareamento.

A mudança no estilo de vida é fundamental para o tratamento do melasma. Hábitos de expor ao sol para bronzear-se deve ser evitado, porque mesmo não se expondo diretamente a área acometida esta pode escurecer. Usar um bom protetor solar adequado a cada pele é muito importante para o sucesso terapêutico.

É fundamental entender que trata-se de uma patologia crônica que tem tratamentos eficientes mas que não apresenta cura definitiva.

​O melasma é uma patologia pertencente ao grupo das discromias da pele. Ocorre predominantemente nas mulheres, porém é observada em uma pequena parte dos homens. Raramente ocorre antes da puberdade. Acomete principalmente a face, mas pode ser observada em outras áreas expostas ao sol, como pescoço, parte anterior do tórax e face anterior dos membros superiores.

O melasma caracteriza-se por manchas na pele que variam do castanho claro ao negro, bordas irregulares, reticuladas e simétricas. Indivíduos com fototipos mais elevados, IV ao VI na classificação de Fitzpatrick, são mais suscetíveis.

Não se conhece a causa específica do melasma, porém fatores genéticos, hormonais e exposição à radiação ultravioleta são fundamentais no aparecimento da patologia. Os hormônios estrógenos e progesteronas estão envolvidos na indução do melasma. Podemos observar que mulheres durante a gravidez ou em uso de anticoncepcionais orais e terapia de reposição hormonal são mais acometidas.

De todos os fatores relacionados no início do melasma, os mais importantes são a exposição solar e influência genética. O diagnóstico do melasma é clínico, por isso avaliação do dermatologista é imprescindível para diferenciar o melasma de outras patologias.

Laser Fracionado

 

Atualmente existe uma demanda cada vez maior por tratamentos estéticos pouco invasivos, seguros e efetivos. O laser fracionado de CO2 é uma tecnologia que atende essa procura. Suas principais indicações são:

  • ​Rejuvenescimento facial

  • Rugas ao redor dos olhos e boca

  • Manchas

  • Estrias

  • Cicatrizes de acne

  • Cicatrizes cirúrgicas

​O laser fracionado atua através da produção de calor produzindo bioestimulação da área tratada. O laser fracionado de CO2 traz rejuvenescimento para pele através remoção da pele lesada, induz a produção de colágeno melhorando as rugas e flacidez cutânea.

Para o tratamento com laser fracionado utiliza anestésicos locais tópicos o que torna o procedimento bem tolerado pela maioria dos pacientes.

​É importante planejar o momento do procedimento com laser fracionado. Deve-se ficar no mínimo três dias em repouso relativo. Nos primeiros dias a pele fica vermelha e com leve inchaço. Evitar exposição solar depois do procedimento afasta complicações de alterações na pigmentação da pele.

Véspera de feriados ou antes do final de semana são ótimas opções para os pacientes realizarem o tratamento.

Remoção de Tatuagem a Laser

Na nossa sociedade a prática de realizar tatuagens decorativas no corpo historicamente é muito antiga e ainda hoje muito difundida.  Os desenhos feito sob a pele tem representatividades diferentes e únicas. Servem para expressar diversas situações vivenciadas pela pessoa. No entanto, algumas vezes o desejo de removê-las pode estar presente e a melhor forma de fazê-la e através da remoção de tatuagem a laser.

Várias técnicas foram utilizadas para remoção das tatuagens: dermoabrasão, excisão cirúrgica e crioterapia. Estes tratamentos muitas vezes resultavam em cicatrizes inestéticas tão indesejadas quanto a própria tatuagem.

Hoje, a remoção de tatuagem a laser é a opção mais segura e efetiva. A energia liberada pelo laser é capaz de quebrar partículas de pigmento da tatuagem.

Imediatamente após a exposição ao laser observa-se um círculo branco-acinzentado na área tratada. Ocorre formação de crosta sobre a lesão que duram em torno de 2 semanas. Um número variável de sessões pode ser necessário para remoção da tatuagem a laser.

​As tatuagens escuras compostas por tons de azul ou preto são mais fáceis de serem removidas. Porém as cores mais claras são mais difíceis de serem retiradas. Já os tons de amarelo e vermelho dificilmente são atingidos pelo laser. Quanto maior o tamanho e a variedade de cores da tatuagem,  maior o número de sessões necessárias.

Depilação a Laser

A depilação a laser é um procedimento que promove conforto e bem estar. Oferecemos o beneficio de depilação a laser realizada por médico dermatologista. Programamos 5 sessões com intervalo de 30 dias entre elas.

A depilação a laser reduz, em média, 75% dos pelos na área tratada.

É importante saber que o organismo têm capacidade de regenerar os pelos e por isso recomendamos sessão anual de manutenção.

Na depilação a laser, o laser utilizado, Light Sheer, não enxerga os pelos brancos, louros e ruivos que, portanto, não respondem ao tratamento.

Recomendamos que a paciente não utilize depilação com cera antes e durante o tratamento e raspe a área a ser tratada com lâmina no dia anterior à sessão. É realizada anestesia tópica, pela médica responsável pelo procedimento e o tratamento é bem tolerado por nossas pacientes.

Aplicação de Toxina Botulínica

Uma dúvida frequente é o momento de fazer a primeira aplicação de toxina botulínica. A resposta não é um número e sim uma avaliação da musculatura da face. Todas as vezes que contraímos a musculatura da testa formam-se linhas que se desfazem com o relaxamento. A partir de um determinado momento essas linhas começam a ser visíveis, mesmo com a musculatura relaxada, a aplicação de toxina paralisa músculos selecionados e impede a formação de sulcos na região da testa e entre as sobrancelhas.  A aplicação de toxina botulínica é classicamente utilizada para tratar o terço superior da face mas pode ser aplicada em diversas regiões de acordo com as características de cada indivíduo.

​Cada face tem suas peculiaridades. Os músculos se contraem com intensidades distintas em regiões específicas. Assimetrias são muito comuns. Para que o resultado seja perfeito o plano de aplicação de toxina botulínica é cuidadosamente estudado de forma a ressaltar as características positivas.

Perguntas frequentes sobre a aplicação de Toxina Botulínica

 

De quanto em quanto tempo tenho que aplicar?

O efeito da aplicação de toxina botulínica dura em média 5 meses, mas varia muito entre os indivíduos. Quando o efeito acaba não significa que tenhamos que fazer nova aplicação imediatamente. A periodicidade da aplicação também é individualizada, o que percebemos na maioria das vezes é guiada por acontecimentos da vida social.

​O efeito da aplicação de toxina botulínica é imediato?

O efeito de paralisação da musculatura tratada começa geralmente no 3º dia após o procedimento. A paralização é gradual e progressiva. É importante saber que se trata de um processo, a cada manhã, ao se olhar no espelho pode-se perceber uma pequena diferença do dia anterior, até que em 7 a 15 dias a musculatura já está totalmente tratada.

O tratamento é realizado em uma única aplicação?

Sim, no entanto é agendado retorno em 3 semanas para reavaliação e se necessário é realizada pequena adequação

Quais são as orientações após a aplicação de toxina botulínica?

Não se deve deitar nas 4 horas que se sucedem à aplicação. Não se deve praticar atividades físicas 24h após a aplicação. Não se deve massagear o local aplicado nos primeiros 3 dias. Deve-se evitar sauna na primeira semana.

Existe uma idade ideal para a primeira aplicação de toxina botulínica?

Não existe idade ideal. O exame clinico de cada face é fundamental para determinar se este é um procedimento indicado no momento e como deve ser feito.

Se a primeira aplicação for em idade precoce, existe o risco de agravamento do envelhecimento posteriormente?

Não, a toxina tem duração definida. Ao término do efeito não exite mecanismo de compensação ou de aceleração do envelhecimento.

Quais as vantagens de aplicar toxina em pacientes jovens?

A maior vantagem é a prevenção. Durante o tempo em que a toxina paralisa a musculatura as linhas estáticas não estão sendo formadas. Outras vantagens que podem ser obtidas são abertura do olhar, arqueamento das sombrancelhas, expressão mais suave (melhora da “cara de bravo”), correção temporária de assimetrias.

Tratamento de Sudorese com aplicação de toxina botulínica 

Algumas pessoas tem suor excessivo em axilas, palmas das mãos e plantas dos pés. Existem vários tratamentos para esse problema. Um deles é a aplicação de toxina botulínica. Nesse tratamento fazemos um teste para identificar os pontos de maior produção de suor e aplicamos a toxina nos locais previamente demarcados. É um tratamento muito utilizado por ser feito em consultório, por não necessitar de intervenção cirúrgica, permite volta ao trabalho no mesmo dia. Tem durabilidade de 6 a 9 meses na primeira aplicação sendo uma aplicação subsequente tende a ter maior tempo de ação.

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Nos últimos anos o número de preenchedores disponíveis aumentou drasticamente. Aumentaram também as indicações. Hoje se tem a concepção de que o preenchimento pode ser preventivo, retardando o surgimento das rugas e melhorando o arcabouço de sustentação da face. A substância mais utilizada no preenchimento é o Ácido Hialurônico.

​O Ácido Hialurônico está presente naturalmente no nosso organismo, fazendo com que o risco de reações seja menor. Outra vantagem do preenchimento com Ácido Hialurônico é que a substância é degradável. A durabilidade do procedimento varia entre 6 e 24 meses a depender da área e do produto utilizado.

Em algumas pessoas temos a perda precoce da sustentação do terço médio da face o que pode acarretar acentuação das olheiras, formação precoce de sulco nasogeniano (o famoso bigode chinês) e perda do contorno da mandíbula. O preenchimento pode ser realizado em pontos específicos para melhorar as marcas do envelhecimento.

Perguntas frequentes sobre o preenchimento com Ácido Hialurônico

Quais são os benefícios de um preenchimento?

O preenchimento serve para prevenir a progressão de sulcos profundos, ajuda a amenizar os sulcos já formados e repor volume perdido na face.

Em quais locais o preenchimento pode ser realizado o preenchimento com Ácido Hialurônico?

Em toda a face a depender das características de cada paciente. Pode-se corrigir olheiras, aumentar o volume dos lábios, amenizar o sulco nasogeniano (bigode chinês), melhorar o contorno facial, projetar o queixo e a mandíbula, tratar rugas “em código de barras” e cicatrizes.

​A partir de qual idade o preenchimento pode ser realizado?

Não existe uma idade mais adequada, a partir do momento que houver indicação clinica para o procedimento o paciente poderá se beneficiar de sua execução.

Quais os cuidados eu devo ter antes do preenchimento com Ácido Hialurônico?

Informe ao seu médico todos os tratamentos já realizados previamente. Alguns preenchedores são incompatíveis.  O procedimento não deve ser realizado em caso de infecções ativas e de tratamentos dentários não concluídos

​Quais são os possíveis efeitos adversos?

Como todo procedimento injetável podem haver hematomas (manchas roxas) nos locais tratados. Os locais onde o preenchedor foi aplicado podem ficar edemaciados (inchados) nos primeiros dias. Existe a possibilidade, ainda que infrequente, de alergia ao produto, nesses casos o edema pode ser tardio ou persistente. Se necessário existe medicação a ser utilizada para dissolver o acido hialurônico, trata-se de uma enzima que se chama hialuronidase.

O que é MD Codes?

MD Codes é uma técnica de tratamento e prevenção do envelhecimento desenvolvida pelo médico brasileiro Dr Maurício de Maio. Ele codificou pontos a serem tratados de forma a otimizar o preenchimento com Ácido Hialurônico e produzir resultados mais naturais.

Microagulhamento

A Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas,  (IPCA) ou simplesmente Microagulhamento, é uma  técnica descrita e aprimorada pelo dermatologista brasileiro Dr Emerson de Andrade Lima. Muito se tem estudado nos últimos anos sobre protocolos específicos que empregam agulhas frias para tratar rugas, melasma, estrias, cicatrizes, flacidez de pele. Utilizamos o dermaroller para provocar  microperfurações na pele que estimulam à produção de colágeno e atenuam as marcas do envelhecimento.

O Microagulhamento pode ser utilizado para tratar tanto a pele da face como de outras áreas do corpo. As técnicas variam de acordo com as características da pele a ser tratada.

Existe dermaroller específico para cada tipo de pele e lesão a ser tratada. Um plano individualizado de Microagulhamento passa por uma boa consulta dermatológica para alcançar um resultado satisfatório e seguro.

​O número de sessões necessárias de Microagulhamento varia de acordo com a gravidade da lesão a ser tratada.

Cada sessão de Microagulhamento dura em média de 30 a 45 minutos e quando necessário é repetida mensalmente. Para o tratamento utiliza-se anestésicos locais tópicos o que torna o procedimento bem tolerado pela maioria dos pacientes. Nos primeiros dias a pele fica vermelha e com leve inchaço.

​O edema provocado pelo Microagulhamento geralmente é mais leve que o de um laser de CO2. Evitar exposição solar após o procedimento ajudar prevenir complicações.

Peeling Químico

Um peeling significa uma aplicação de um ou mais agentes químicos sobre a pele de forma a promover a renovação celular. De acordo com a concentração e o tipo de substância utilizada o Peeling Químico pode ser classificado em superficial, médio ou profundo.

Apesar das diferentes tecnologias existentes, o Peeling Químico  se mantém como uma ferramenta importante para o dermatologista e pode ser realizado de forma isolada ou em associação com outros tratamentos.

É importante salientar que alguns tratamentos de Peeling Químico exigem preparo prévio da pele e que esse procedimento deve ser considerado como parte de uma programação de tratamento e não isoladamente.

Após o Peeling Químico a pele tende a ficar vermelha e sensível e em seguida descamar, a intensidade e o tipo da descamação variam com os produtos utilizados.

Horário de Atendimento

Segunda-Sexta: 7:30 - 19 h

Sábado: Fechado

Domingo: Fechado

Antônio de Albuquerque, 194 - 16º Andar - Funcionários, Belo Horizonte - MG,

CEP 30130-005

(31) 3646 3823

(31) 98800 0468

administrativo@aclinic.com.br