Lipoaspiração
A lipoaspiração, inicialmente popularizada na Europa no final dos anos 70, tornou-se um dos procedimentos cosméticos mais populares realizados na sociedade atual.
A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica de aspiração da gordura subcutânea. Através de pequenas incisões de aproximadamente 5 mm inserem-se cânulas metálicas que por pressão negativa retiram a gordura. Ela visa corrigir o excesso de tecido gorduroso localizado melhorando o contorno corporal.
Sempre se realiza um exame físico cuidadoso do paciente em busca de áreas com gorduras desproporcionais e assimetrias. Alguns pacientes podem necessitar de procedimentos associados como abdominoplastia quando apresentam flacidez cutânea para ser corrigida.
A lipoaspiração não deve ser feita para tratamento de obesidade. O grande propósito é remodelar o contorno corporal pela remoção de gorduras localizadas com consequente melhoria da auto estima dos pacientes que valorizam um equilíbrio físico harmônico.
Várias técnicas anestésicas podem ser utilizadas na lipoaspiração como anestesia local e sedação, anestesia peridural e sedação e anestesia geral. Variando conforme a área lipoaspirada.
Abdominoplastia
A abdominoplastia ou cirurgia plástica do abdome é uma cirurgia que destina retirar o excesso de pele e gordura da região infra umbilical, melhorando o contorno corporal. A satisfação trazida pelo rejuvenescimento abdominal resulta em um aumento na busca por esse procedimento cirúrgico.
A beleza do abdome é norteada por três segmentos distintos: pele, subcutâneo e músculos. No diagnóstico das alterações estéticas do abdome, deve ser avaliado qual ou quais segmentos estão alterados.
Durante a abdominoplastia realiza-se o fechamento da diástase dos retos abdominais chamado de plicatura. Ela diminui a circunferência abdominal e a protrusão anterior do abdome.
A associação segura da lipoaspiração com abdominoplastia trouxe ainda uma melhora significativa do contorno corporal conseguindo redução das medidas circunferenciais, obtendo resultados mais graciosos.
A quantidade em gramas retiradas na abdominoplastia não define o resultado estético final, mas, sim, a manutenção da proporcionalidade e da harmonia do corpo como um todo.
O tipo de anestesia habitualmente utilizada na abdominoplastia é a peridural mais sedação ou anestesia geral. A cirurgia tem duração média de 3 horas, podendo variar de acordo com a complexidade. Numa evolução habitual, o paciente tem alta hospitalar com 24 horas.
Cirurgia Pós-Bariátrica
A Cirurgia Pós-Bariátrica tem o objetivo de reduzir a grande flacidez cutânea e os acúmulos gordurosos em diversas áreas do corpo após a cirurgia bariátrica. Esses excessos surgem com a perda de peso. É fundamental a importância do cirurgião plástico na correção dessas deformidades. A Cirurgia Pós-Bariátrica está indicada entre 12 e 18 meses após a gastroplastia e com 6 meses de estabilização do peso.
Habitualmente devido à grande alteração corporal em curto espaço de tempo , é comum observar uma ansiedade para realizar a Cirurgia Pós-Bariátrica. Ao atingir o peso ideal, a maioria dos pacientes procuram o cirurgião plástico, para melhorar sua autoestima, através da redução da flacidez cutânea, redução dos acúmulos de gordura corporal, da melhora da irritação nas áreas de dobra cutânea e da melhora da higiene local. É importante uma consulta prévia detalhada para identificar todas as queixas do paciente e individualizar o tratamento cirúrgico.
Os procedimentos mais comumente realizados na Cirurgia Pós-Bariátrica:
-
Abdominoplastia convencional com uma cicatriz horizontal ou abdominoplastia em âncora com cicatriz vertical e horizontal.
-
Mamoplastia com ou sem uso de prótese de silicone.
-
Braquioplastia para corrigir a flacidez dos braços.
-
Cruroplastia para corrigir a flacidez das coxas.
-
Correção do excesso cutâneo do dorso
-
Lifting facial ou ritidoplastia para a face.