Blog A Clinic

Protetores Solares

Preciso de protetor solar todo dia?

Precisa. O sol não está só na praia, ou no clube. O sol está no nosso dia a dia, quando saímos de casa para o trabalho, para levar as crianças na escola, quando executamos nossas atividades rotineiras. Claro que a exposição de quem fica a maior parte do dia em ambientes fechados é menos, mas não pode ser desconsiderada.  O uso de protetor solar previne o desenvolvimento de cânceres de pele e o envelhecimento cutâneo precoce.

Quais as maneiras de me proteger?

A proteção solar se dá através de protetores aplicados nas áreas expostas ao sol e também de outras medidas de proteção como os óculos escuros, chapéus, uso de roupas, insulfilm do vidro do carro e, claro evitar exposição direta em horários de maior radiação ultravioleta de 10h às 16h.

Existem protetores solares orais?

Existem algumas substâncias e formulações que podem ser usadas para aumentar nossa proteção, mas nunca em substituição aos protetores aplicados na pele.  Trata-se de um recurso que utilizamos em pacientes em algumas situações especiais, como por exemplo, quando após um tratamento para melhora das manchas aparece aquela viagem à praia.

Qual meu protetor ideal?

Houve um tempo, não muito distante que protetor solar era usado apenas para idas a praia, e mesmo assim não por todos. Protetores grudentos, com cheiro característico, com cosmética pouco agradável não eram atrativos.

O mundo evoluiu e os protetores também. Hoje temos opções para todos os tipos de pele:  bem fininhos, transparentes, hidrantes, com cor de base… Escolher seu protetor demanda conhecimento das características de sua pele e do seu gosto pessoal. Pele oleosa não é motivo para não usar protetor. É importante lembrar que temos sempre que adequar o protetor uma vez que a pele muda ao longo do tempo. Podemos usar um protetor que é hidratante, ou que tem efeito clareador ou cor de base para maior praticidade de várias utilidades em um só produto.

É verdade que o protetor solar atua como um agente “anti-idade”?

É comum no consultório homens e mulheres, cada vez mais jovens, que desejam um “anti-idade preventivo”, pois bem o protetor solar têm também essa função . A radiação solar destrói as fibras colágenas de nossa pele e a torna mais flácida, colabora ainda com o surgimento de manchas.